Um vídeo encaminhado nesta terça-feira (17) à redação do site Polêmica Patos pelo morador Robson Lucena expõe a situação crítica enfrentada por famílias da Rua Marina Gouveia Souto, no bairro da Maternidade, em Patos. Segundo o relato, há mais de 30 dias uma galeria de esgoto estourada provoca o despejo contínuo de água contaminada a céu aberto.

Nas imagens, é possível ver grande volume de esgoto correndo pela via, que não possui calçamento, arrastando sujeira e exalando forte mau cheiro. De acordo com o morador, o problema persiste entre 20 e 30 dias sem qualquer solução efetiva por parte do poder público.

No vídeo, morador afirma ainda que as manilhas da rede de esgoto passam praticamente por baixo das casas da localidade, o que exigiria uma intervenção estrutural para retirada da tubulação antiga e instalação adequada no eixo da via, interligando-a à rede principal.

Além do esgoto exposto, existe a proliferação de mosquitos, odor intenso e impossibilidade de utilização da rua para atividades cotidianas. Crianças estariam impedidas de brincar ao ar livre devido às condições insalubres.

“É uma podridão mesmo. Temos que conviver com isso 24 horas por dia. O mosqueiro é de fazer pena. Não podemos nem abrir a boca”, desabafa Robson.

A permanência do esgoto a céu aberto acende alerta para riscos sanitários, incluindo doenças de veiculação hídrica e problemas respiratórios decorrentes do mau cheiro e da presença constante de insetos.

Moradores cobram providências urgentes da Prefeitura de Patos e solicitam o envio de equipe técnica para vistoria imediata e solução definitiva do problema.

A reportagem fez contato com a Secretaria de Serviços Públicos do Município de Patos. A Informação é de que as obras para buscar solucionar o problema foram iniciadas e que a galeria foi feita pelos moradores da localidade sem os devidos cuidados, mas que o caso será solucionado em breve.

 

Por:  / polemicapatos

 

siga nosso instagram: @plantaohora