Nos primeiros 15 dias de maio, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou um aumento no número de testes positivos para Covid-19 que já supera o acumulado do mês inteiro de abril em 54%.

No mês passado, a associação registrou cerca de 32 mil testes positivos. Já nas primeiras duas semanas de maio, os testes que confirmaram a infecção pela Covid já somam 49.320.

 

“Apesar de a procura ainda ser 20% menor que a do mês anterior, o índice de positivados saltou 54%. É um forte indício de resiliência do coronavírus, a julgar que a segunda quinzena de abril já apresentava viés de crescimento”, diz Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

 

Ainda segundo o levantamento, mais de 23% de todos os testes de farmácia registrados pela associação neste mês deram positivo.

Entre os dias 18 e 24 abril, conforme mostrou o g1, esse índice era de 15%.

À época, a Abrafarma apontou que esse "claro viés de alta" coincide com as medidas de relaxamento das restrições sanitárias contra a Covid, como o fim do uso das máscaras em vários locais de diversos estados e o fim da emergência sanitária no país.

 

Por g1