
Símbolo de fé no Brasil, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira, a imagem da Santa foi encontrada em outubro de 1717 pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo.
Na ocasião, o trio havia sido encarregado de conseguir peixes para um banquete na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, que recebia a visita de Dom Pedro de Almeida Portugal. Durante a pesca, o grupo encontrou a imagem no rio.
É certo que, em sua origem, a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Como foi ‘aparecida’ (no sentido de encontrada), no entanto, tem até hoje como nome oficial Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/6/L/BvZUPMSUOV89cYlhvJNA/whatsapp-image-2019-10-11-at-18.39.58.jpeg)
Nossa Senhora Aparecida é celebrada em 12 de outubro por fiéis — Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida
Mas como a imagem foi parar no Rio Paraíba do Sul, onde que foi encontrada? Não há comprovação oficial sobre isso, já que não existem documentos da época em que o episódio aconteceu.
Apesar disso, a principal hipótese é de que a imagem tenha sido descartada por alguém no rio por estar quebrada.
Além de a imagem ter sido encontrada de fato quebrada - com o corpo separado da cabeça - uma crença da época de que guardar esculturas quebradas causava maldição reforça a hipótese de que um fiel se desfez da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
“Não sabemos como a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi parar no Rio Paraíba do Sul, perto de um barranco muito próximo ao Paraíba. Muitas pessoas viajavam pelo caminho. Talvez uma delas tenha jogado a imagem já quebrada nas águas correntes do Rio Paraíba do Sul. Era um costume da época", explica Tereza Pasin, historiadora e autora do livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida’.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/4/w/1oHQFtSHGGtij9W1k2cQ/missa3.jpg)
12 de outubro na Basílica de Aparecida — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Outra hipótese aponta que a imagem, que ficava exposta em uma capela na região onde hoje fica a cidade de Roseira, foi arrastada até o Paraíba do Sul durante uma enchente que atingiu a região.
"Os antigos moradores de Aparecida contam que em Roseira Velha, antes do encontro da imagem, numa fazenda à margem do rio Paraíba do Sul, havia uma capela com uma imagem de Nossa Senhora para veneração. A pequena capela ficava bem na ribanceira do rio. As águas tranquilas do Paraíba, por ocasião das chuvas, volumam-se transformando em caudal agitado", conta a historiadora.
"A correnteza forte vai levando tudo às suas margens e leva de arrastão. A pequenina capela dedicada à Nossa Senhora nunca mais foi vista após uma estação de chuvas torrenciais e nunca mais se eu soube da imagem de Nossa Senhora. Portanto, há a possibilidade de ter sido essa pequenina imagem levada pela corrente do rio e achada depois na prodigiosa pesca de 1716, na predestinada curva do rio Paraíba do Sul, onde ela teria brigado até o dia Provincial de seu aparecimento", completou.
Também não há comprovação oficial sobre quanto tempo a imagem ficou submersa no rio.
"Não temos conhecimento do tempo que a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou no rio Paraíba do Sul. A imagem encontrada pelo pescador João Alves é a imagem que hoje está no nicho do Santuário Nacional de Aparecida", disse.
Por g1 Vale do Paraíba e Região
siga nosso instagram: @plantaohora