
A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para controlar e prevenir o quadro, é preciso, entre outras medidas, reduzir o consumo de alguns alimentos comuns do dia a dia.
De acordo com a nutricionista Cibele Santos, embutidos como presunto, salsicha e mortadela são consumidos frequentemente em lanches e refeições rápidas. Porém, estes alimentos contêm altos níveis de sódio e conservantes que favorecem o aumento da pressão arterial.
“O sódio presente nos embutidos causa retenção de líquidos no corpo, o que eleva o volume de sangue nas veias”, explica a profissional ao Metrópoles.
Também é preciso ficar de olho nos alimentos ultraprocessados e enlatados, incluindo atum, milho e molho de tomate em lata. “Eles podem parecem inofensivos no dia a dia, mas têm conservantes ricos em sódio para prolongar a validade”, afirma Cibele.
Outros alimentos comuns
Segundo Cibele Santos, refrigerantes também entram nesta categoria, pois, além do alto teor de açúcar, contêm sódio em sua composição, o que contribui para o desenvolvimento da hipertensão.
Outros que merecem atenção são os queijos amarelos, como parmesão e provolone, que concentram grandes quantidades de sal em sua fabricação. “Por serem alimentos que parecem saudáveis e naturais, as pessoas tendem a consumir sem perceber o impacto no controle da pressão arterial”, finaliza a nutricionista.
Gabriela Francisco / metropoles.com
siga nosso instagram: @plantaohora