• (83) 9 9963.2121
Terça-Feira, 23 de Junho de 2026 | |
... 0°C 0°C

SUS retoma segunda dose de reforço contra pólio

O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite a partir do dia 3 de agosto. A mudança foi definida pelo Ministério da Saúde e restabelece o esquema vacinal adotado até 2024, agora utilizando exclusivamente a versão injetável do imunizante.

Com a alteração, as crianças deverão receber três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de dois reforços, sendo um aos 15 meses e outro aos 4 anos. Todas as aplicações serão feitas com a vacina inativada, que utiliza o vírus morto e não apresenta risco de causar a doença.

A segunda dose de reforço havia sido retirada do calendário após a substituição da tradicional vacina oral, conhecida como “gotinha”. Apesar de segura, a versão oral utilizava vírus enfraquecido que, em casos extremamente raros, poderia sofrer mutações.

Segundo especialistas, a retomada do esquema com dois reforços busca manter elevados os níveis de proteção da população infantil. A medida também segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), diante da ocorrência de surtos localizados da doença em alguns países.

O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e recebeu, em 1994, o certificado internacional de área livre da circulação do vírus. Mesmo assim, autoridades de saúde alertam que a vacinação continua sendo fundamental para evitar o retorno da doença, conhecida popularmente como paralisia infantil.

 

Agência Brasil

 

Acompanhe o PLANTÃO DA HORA nas redes:

Grupo do Plantão da Hora no Whatzapp: https://chat.whatsapp.com/BX8tbAO2MS1BeabODp7foU

Instagram: @plantaodahoraoficial