Filmes brasileiros ficam de fora do Oscar pela quarta vez seguida

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira (21) sua lista de filmes que estão poderão ser indicados ao Oscar 2024. Os 15 nomes selecionados serão reduzidos para cinco, que vão concorrer à estatueta. Nenhum representante brasileiro foi selecionado em nenhuma categoria.

O Brasil tinha depositado todas suas chances no filme documental do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, chamado de “Retratos Fantasmas”. O longa-metragem chegou a ser apresentado no festival de Cannes, o maior evento do cinema mundial.

Outros filmes brasileiros que poderiam chamar atenção dos membros da academia de Hollywood também eram documentários, como “Elis e Tom – Só Tinha de Ser com Você”, sobre os bastidores da gravação do álbum icônico da MPB, e “Incompatível com a Vida”, um drama pungente sobre aborto.

A última vez que o Brasil esteve presente por uma obra totalmente brasileira foi em 2020, com o documentário “Democracia em Vertigem”, da cineasta Petra Costa. Outros filmes icônicos a receberem indicações foram “Central do Brasil”, com Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, e “Cidade de Deus”, nas categorias de Melhor Edição, Roteiro e Direção.

 

MaisPB com Veja

 

siga nosso instagram: @plantaohora