
A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema e a divisão de streaming da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões (382 bilhões de reais).
Se fechado e aprovado, o acordo deve entregar o controle de um dos ativos mais valiosos e antigos de Hollywood à pioneira do streaming que revolucionou a indústria da mídia.
A compra da Warner Bros., dona de franquias, séries e filmes como Harry Potter, Game of Thrones, The Big Bang Theory, The Sopranos, O Mágico de Oz e o Universo DC, transformando a Netflix em um dos maiores conglomerados de mídia de Hollywood.
Além disso, a Warner Bros. Discovery é proprietária de canais de televisão tradicionais como CNN e TNT. A operação dará à Netflix acesso a um dos catálogos mais valiosos da indústria.
A conclusão da transação está prevista para depois da separação entre Warner Bros. e Discovery Global, que só deve acontecer no terceiro trimestre de 2026.
“Juntos, podemos oferecer ao público mais daquilo que ele ama e ajudar a definir o próximo século da narrativa”, disse Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, sobre a operação.
“O anúncio de hoje une duas das maiores empresas de narrativa do mundo para levar a ainda mais pessoas o entretenimento que elas mais amam assistir”, disse David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery.
O anúncio acontece após a controladora da HBO receber, nesta semana, uma nova rodada de propostas, em uma espécie de leilão, que também envolveu Paramount/Skydance e Comcast, e foi vencido pela Netflix.
Em outubro, o conselho da WBD recusou uma oferta de cerca de US$60 bilhões da Paramount e, em seguida, lançou um processo formal de venda.
O acordo de venda ainda precisa ser finalizado e aprovado pelas entidades reguladoras dos EUA.
Com isso, a Netflix passaria a ter controle exclusivo e de longo prazo sobre algumas das propriedades intelectuais mais importantes do entretenimento. A estratégia reduziria a dependência da plataforma em relação a estúdios externos e fortaleceria sua expansão para áreas como games, eventos ao vivo e novos serviços para o consumidor.
De acordo com fontes que têm conhecimento sobre as negociações, a proposta da Netflix chamou atenção por dois motivos principais:
- incluía uma promessa de continuar lançando filmes da Warner Bros. Discovery nos cinemas, um movimento significativo para a empresa, que até agora evitou investir totalmente nas salas.
- sugeria o pagamento, principalmente, em dinheiro
Por Redação g1
siga nosso instagram: @plantaohora