
Um tornado incomum afetou no domingo a cidade de Puerto Varas, no sul do Chile, fenômeno que deixou oito feridos e cerca de 150 residências danificadas, informaram as autoridades. O tornado que atingiu Puerto Varas, localizada a quase 1.000 km ao sul de Santiago, foi classificado como de categoria EF-1, a segunda menos intensa na escala Fujita.
Ele ocorreu às 15h31 no horário local (19h31 GMT) e registrou ventos entre 138 e 187 quilômetros por hora. “Até o momento temos oito feridos. Não há nenhuma pessoa que tenha falecido ou em risco de vida”, disse o prefeito de Puerto Varas, Tomás Gárate, em entrevista a uma rádio local.
Além disso, cerca de 21.000 pessoas ficaram sem fornecimento de energia elétrica devido à queda de árvores e postes, informou à imprensa a delegada presidencial da região de Los Lagos, Paulina Muñoz. Vídeos nas redes sociais e reproduzidos em canais de televisão locais mostravam como o tornado levantava materiais leves ao passar pelo centro da cidade.
Os principais danos ocorreram em telhados, árvores, postes da rede elétrica e veículos. O tornado foi “provocado pela instabilidade gerada por um sistema frontal frio”, assegurou o Serviço Oficial de Meteorologia do Chile em sua conta na rede X.
Por O Globo com AFP — Santiago, Chile
siga nosso instagram: @plantaohora