Honda lança sua primeira moto elétrica na China, que pode chegar a 120 km/h

A Honda lançou sua primeira motocicleta elétrica na semana passada, na China. A E-VO é um modelo desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Wuyang e faz parte do plano de eletrificação da montadora japonesa.

No mercado chinês, a moto já é vendida por 29.999 yuans (equivalente a R$ 22.800, sem impostos) na versão de entrada, equipada com apenas uma bateria. A versão topo de linha custa 36.999 yuans (cerca de R$ 29.200).

Esta é a primeira motocicleta elétrica da Honda, já que os modelos anteriores eram do tipo CUB (como a Biz) ou scooters (como a Elite).

O design da E-VO combina elementos retrô com um toque futurista, lembrando uma café racer moderna.

A carenagem frontal é claramente inspirada nas motos clássicas de competição, enquanto a traseira mistura formas semicirculares com linhas retas, remetendo ao estilo das scramblers da Triumph.

Pensando na praticidade, a moto conta com um compartimento para celular localizado à frente do assento do passageiro, no espaço onde normalmente estaria o tanque de combustível em motos convencionais.

 

Honda E-VO terá duas versões: uma com 15 cv e outra, com 21 cv — Foto: Divulgação | Honda

Honda E-VO terá duas versões: uma com 15 cv e outra, com 21 cv — Foto: Divulgação | Honda

 

Motorização

O motor da E-VO entrega 15 ou 21 cv de potência, dependendo da versão. Essa variação está relacionada à quantidade de baterias: a versão de entrada possui dois módulos, enquanto a topo de linha conta com três.

A força é transmitida à roda traseira por meio de uma correia, e o câmbio é automático, como é comum em veículos elétricos.

Em termos de porte, a E-VO se assemelha a modelos naked, como a Yamaha FZ25 e a Honda CB 300F Twister.

Confira a ficha técnica das duas versões:

 

  • Potência: 15 ou 21 cv;
  • Autonomia: 120 ou 170 km;
  • Comprimento: 1,99 m;
  • Largura: 0,75 m;
  • Altura: 1,05 m;
  • Entre-eixos: 1,38 m;
  • Altura do assento: 76 cm;
  • Peso: 143 kg ou 156 kg;
  • Freios dianteiro e traseiro: com ABS;
  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Tempo de recarga doméstica (20% a 80%) com duas baterias: 1h30;
  • Tempo de recarga doméstica (20% a 80%) com três baterias: 2h30.

 

Botão no punho esquerdo permite controlar a câmera DJI Action para gravação de conteúdo — Foto: Divulgação | Honda

Botão no punho esquerdo permite controlar a câmera DJI Action para gravação de conteúdo — Foto: Divulgação | Honda

 

Equipamentos

Além do compartimento para celular, a E-VO vem equipada com iluminação totalmente em LED, controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus e entradas USB dos tipos A e C para recarga de dispositivos.

No quesito tecnologia, a moto conta com um painel digital TFT de sete polegadas. A tela exibe informações como navegação, música e pressão dos pneus, além de ser personalizável, permitindo ao condutor criar atalhos para os recursos mais utilizados.

Porta objetos para encaixar o celular na Honda E-VO — Foto: Divulgação | Honda

Porta objetos para encaixar o celular na Honda E-VO — Foto: Divulgação | Honda

A E-VO também se destaca por ser ideal para quem gosta de registrar seus trajetos ou criar conteúdo. Ela possui câmeras frontal e traseira com resolução 1080p (HD), e ainda permite a conexão com a câmera DJI Action (vendida separadamente).

O motociclista pode gravar vídeos ou tirar fotos com um simples toque em um botão localizado no punho esquerdo, próximo aos comandos de buzina e setas.

 

Virá para o Brasil?

Atualmente, a Honda ainda não comercializa motocicletas elétricas no Brasil, ao contrário de sua principal concorrente, a Yamaha, que já oferece a scooter Neo’s por R$ 33.990.

Questionada pelo g1 sobre a possibilidade de trazer a E-VO ao país, a montadora respondeu que “não há confirmação, mas não descarta realizar um estudo de mercado para avaliar a aceitação do modelo no Brasil”.

Lanterna da Honda E-VO mescla linhas retas e curvas — Foto: Divulgação | Honda

Lanterna da Honda E-VO mescla linhas retas e curvas — Foto: Divulgação | Honda

 

Por Vinicius Montoia, g1 — São Paulo

 

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