
Um sismo incomum sacudiu nessa quarta-feira o estado de Sinaloa, no noroeste do México, informaram autoridades locais, gerando surpresa e temor entre os moradores de uma região pouco acostumada a tremores.
O terremoto foi registrado às 20h12 (hora local), com magnitude de 4.6, segundo informou o Serviço Sismológico Nacional. O epicentro foi localizado a seis quilômetros de Culiacán, capital do estado, acrescentou a instituição.
Agentes da Defesa Civil local “seguem percorrendo o município para avaliar a situação, mas até o momento não foram detectados danos”, afirmou o prefeito de Culiacán, Juan de Dios Gámez, pela rede social X. O prefeito pediu à população que “mantenha a calma”.
O governador do estado, Rubén Rocha, também afirmou, por meio de uma mensagem na mesma rede social, que “não há registro de danos”.
O tremor foi captado durante uma transmissão ao vivo no Facebook de um programa de entrevistas local.
A câmera e os microfones da transmissão “Diálogos por la Igualdad y la Democracia” balançaram enquanto falava a cantora Marilyn, que ficou em silêncio.
“O quê? Em Culiacán?”, perguntou a artista, confusa após o tremor. “Foi um pouquinho fortezinho”, comentou a apresentadora Tere Guerra.
Alguns moradores da cidade — marcada por uma guerra interna entre facções do Cartel de Sinaloa desde setembro passado — saíram de casa, e outros relataram rachaduras em suas residências após o abalo.
Por AFP — Sinaloa, México
siga nosso instagram: @plantaohora