
Lavar o cabelo todos os dias faz mal ou é necessário? Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de cuidar dos fios. Algumas pessoas preferem lavar diariamente para controlar a oleosidade, enquanto outras preferem dar um intervalo para evitar que o cabelo fique ressecado.
Mas afinal, qual a frequência certa para lavar o cabelo? Confira o que a terapeuta capilar, Letícia Figueiredo, diz sobre o assunto.
Pode lavar o cabelo todos os dias?
De acordo com a especialista, a frequência varia de acordo com cada tipo de couro cabeludo. “O ideal é lavar na frequência que mantém o seu couro cabeludo leve, limpo e confortável: sem coceira, sem caspa, sem irritação e sem raiz pesada”, explica.
Assim, a partir disso, você ajusta a frequência das lavagens conforme a sua oleosidade, rotina, clima e uso de produtos.
Letícia reforça, ainda, que ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode causar problemas no couro cabeludo, principalmente em quem já tem tendência a oleosidade, caspa, coceira ou dermatite. “Quanto mais tempo sem lavar, maior o acúmulo e isso pode dar irritação, mau cheiro, coceira e descamação”, alerta.
Para pessoas que têm o cabelo oleoso, Letícia recomenda atenção especial. “Se você não lava, gera acúmulo de oleosidade,o cabelo pode pesar, ficar opaco e até inflamar o couro cabeludo, em alguns casos”.
Lavar o cabelo todos os dias faz mal: mito ou verdade?
Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é lavar o cabelo. Na prática, lavar todos os dias nem sempre é indicado, isso porque o shampoo pode tirar a camada de proteção natural do couro cabeludo.
O uso do shampoo com muita frequência faz com que o cabelo produza mais óleo na raiz, criando um ciclo de lava, resseca e produz mais óleo. “Você pode molhar o cabelo todos os dias, sem problema. Mas shampoo todo dia, em geral, eu não indico a não ser em casos bem específicos, como muito suor e orientação dermatológica”, recomenda Letícia.
Água quente ou fria?
A temperatura da água interfere diretamente na saúde do couro cabeludo. De acordo com a terapeuta capilar, a água muito quente retira a oleosidade natural do cabelo, causando mais opacidade, ressecamento e frizz.
Já a água fria traz mais brilho e leveza aos fios, contribuindo nos cuidados com a saúde capilar.
BAND.COM
siga nosso instagram: @plantaohora