A Secretaria de Saúde do Município de Patos confirmou na manhã desta sexta-feira, dia 11, a informação de que um estudante da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Patos, localizada no Bairro Mutirão, contraiu meningite e está sob observação em decorrência da gravidade da doença.

De acordo com relatos, a comunidade escolar está mobilizada e preocupada com a situação, pois a doença é contagiosa e as pessoas que tiveram contato com a estudante devem ser observadas para evitar novos casos e proliferação da doença que é endêmica e pode ser contraída por por bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Outro estudante está em observação, pois apresentou sintomas parecidos com a da colega. 

A meningite, dependendo do tipo, pode causar: febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, mal-estar, enjoo, vômito, sensibilidade extrema à luz e confusão mental. Em casos ainda mais graves, ainda é possível que a vítima da meningite passe a ter tremores, convulsões, delírio e até entrar em estado de coma.

Em decorrência do alerta, a comunidade escolar está aguardando orientações do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Município de Patos e pode ver a possibilidade de vacina contra a doença aos que tiveram contato com a estudante acometida pela meningite.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença é prevenida por vacina que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, nos últimos anos, as campanhas foram prejudicadas diante da pandemia da Covid 19 e de problemas no Ministério da Saúde.


Jozivan Antero – Polêmica Patos

 

Siga nosso instagram: @plantaohora