A Paraíba tem 1,2 milhão de pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada. O dados são do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A primeira dose de reforço, recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade, deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. Já a segunda dose de reforço, no momento, é recomendada pelo Ministério da Saúde para a população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde independentemente da idade, no entanto, a Paraíba já disponibiliza a chamada 4ª dose do reforço para pessoas acima dos 30 anos.

O secretário executivo de Gestão em Saúde do estado, Jhony Bezerra confirmou que mais 1,5 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço dos imunizantes contra a doença e, como a nova cepa tem características de escape da proteção vacinal.

Ainda segundo ele, em torno de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço, considerada a quarta dose, o equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. Na Paraíba, as autoridades de saúde ressaltam a importância da vacinação, principalmente na busca pela complementação do ciclo vacinal.

O déficit é equivalente a mais de três milhões de pessoas. No entanto, é necessário avançar ainda mais na primeira dose de reforço, onde a Paraíba atingiu apenas 62,39% da população total já apta para o recebimento.

“Mais 1,5 milhão de paraibanos ainda não tomaram a terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. “É bem verdade que essa sub variante provavelmente estará circulando em breve na região Nordeste e na Paraíba. Essa cepa tem um alto poder de contaminação, tem uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal. Então é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e fica esse alerta para a população”, disse Jhony.

Em João Pessoa, mais de 300 mil pessoas estão com o esquema vacinal incompleto e que a procura por testes rápidos segue em alta nos últimos dias, conforme informações do secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira.

O gestor explicou que além da busca ativa, de casa em casa, para que as pessoas se vacinem, haverá o reforço de pontos de vacinação e testagem nos próximos dias.

“Iremos implementar outros pontos para identificar qual a influência da Covid-19 nesses casos de adoecimento que estamos monitorando. Vamos colocar pontos extras, até as 22h em diversos locais, e anunciaremos nos próximos dias. Temos que convocar as pessoas para a vacinação. A única ação que salva vidas é a vacinação”, destacou;

 

PBAGORA

 

Siga nosso instagram: @plantaohora