
A redação do Patosonline.com esteve visitando na manhã deste domingo, dia 12 de março, a Barragem de Capoeira, importante manancial situado na zona rural de Santa Terezinha-PB e que abastece as cidades de Patos, São José do Bonfim, Mãe d’Água e Santa Terezinha.
Lá, o que podemos constatar foi o estado de abandono no qual o manancial se encontra, com o mato tomando de conta do local, que aparenta visivelmente uma falta de limpeza e manutenção há vários dias.
Há muito mato nos arredores do sangradouro e também na parte do mirante, onde é possível ter uma visão parcial da barragem. Porém, atualmente essa visão está ofuscada e tomada pela vegetação densa que cresceu no local.
O fato chama a atenção da população para o descaso por parte do órgão competente que cuida do manancial, no caso, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), que durante o período de estiagem não realizou a limpeza da barragem.
Com relação ao volume hídrico, a Barragem de Capoeira, que tem capacidade para 53.450.000 m³, encontra-se atualmente com apenas 29,64%, ou 15.842.069 m³, segundo os dados da AESA.
Neste domingo (12), o vigário da Paróquia de Santa Terezinha, Padre Luciano Dias de Morais, esteve celebrando uma Santa Missa na localidade pedindo bençãos de chuvas para o manancial.
A redação do Patosonline.com deixa o espaço aberto para a AESA se pronunciar sobre o assunto. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (83) 98116-9967 ou pelo e-mail: [email protected].
Por Patosonline.com / Felipe Vilar
Siga nosso instagram: @plantaohora