
Em meio a recente onda de calor em todo o Brasil, a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, vem fazendo jus ao apelido de “Morada do Sol”. Já é comum, durante a maior parte do dia e em algumas épocas do ano, principalmente entre os meses de setembro a janeiro, uma elevação na temperaturatura, no entanto, ao longo dos últimos dois meses, a Capital do Sertão vem tendo uma média de aproximadamente 40º C no período da tarde.
Esse fato tem sido confirmado pelos serviços meteorológicos que apontam o aumento da temperatura e queda da umidade relativa do ar.
Nesta quinta-feira, 23 de novembro, o internauta Filipe Torres enviou à redação do Patosonline.com o registro feito na Praça Fernando Soares, a popular Praça 47, próximo à Eletro Laser, onde o termômetro recém-instalado no local marcou incríveis 51ºC de sensão térmica no início da tarde, exatamente às 12h06min.
Até aqui, no ano, uma das sensações térmicas mais altas já registradas havia sido de 46ºC, no termômetro instalado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos. Com a baixíssima umidade relativa do ar e as altas temperaturas, a Capital do Sertão vem tendo um clima considerado desértico nesses últimos meses.
O que é uma onda de calor?
Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.
A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva.
Por Felipe Vilar – Patosonline.com
siga nosso instagram: @plantaohora