Com a atuação da ZCAS prevista para os próximos dias, áreas do Nordeste devem registrar chuvas isoladas entre 19 e 22 de novembro. A formação do corredor de umidade pode favorecer episódios de precipitação no interior da Bahia, no oeste e centro-oeste de Pernambuco, no alto sertão da Paraíba e no sul do Ceará, conforme previsão divulgada em 15 de novembro de 2025.

No vídeo de referência, do meteorologista e físico, Rodrigo Limeira, a explicação destaca: “Nos próximos dias, um episódio de zona de convergência do Atlântico Sul deve se configurar, que é a interação entre umidade da floresta amazônica com umidade de uma frente fria que tá avançando dentro do Brasil.” A sinalização reforça a importância da ZCAS como mecanismo motor das instabilidades na região.

 

ZCAS: onde a chuva deve cair

A expectativa é de precipitações no interior da Bahia, no oeste e centro-oeste de Pernambuco, no alto sertão da Paraíba — incluindo Vale do Piancó, Sousa, Cajazeiras e, possivelmente Patos —, além de áreas do sul do Ceará. O cenário descrito para a ZCAS indica eventos irregulares, com distribuição geográfica limitada, o que reforça a necessidade de acompanhamento local para entender onde e quando as pancadas devem ocorrer.

 

Quando e como deve chover

Segundo a previsão citada, os episódios de precipitação devem ocorrer “especificamente dentro do intervalo entre os dias 19 e 22 de novembro do corrente ano de 2025.” Ainda de acordo com o estudioso, “Essas chuvas serão em alguns momentos isoladas, em outros momentos esparsas.” Ou seja, a ZCAS tende a provocar pancadas intermitentes, alternando momentos de instabilidade e de tempo firme, com volumes variando bastante entre municípios próximos.

 

Impacto na estiagem e recomendações

Apesar do alívio pontual, o prognóstico ressalta limite para a reversão do quadro de seca no semiárido. Como se afirma no vídeo do meteorologista: “Onde ela cair será bem-vinda, mas não vai mudar muito a situação de estiagem que se encontra principalmente o semiárido da Paraíba e Rio Grande do Norte.” Para produtores rurais e gestores municipais, a orientação é aproveitar as janelas de chuva para manejo de solo e reservatórios, mantendo a atenção a atualizações diárias da previsão do tempo durante a atuação da ZCAS.

No encerramento, o material registra: “Essa previsão é do consultor meteorológico do agronegócio, Rodrigo César Limeira” A análise sobre a ZCAS reforça que, embora as chuvas sejam bem-vindas, o período ainda exige planejamento hídrico e cautela.

 

leia58.blog

 

siga nosso instagram: @plantaohora