O meteorologista Rodrigo Cezar Limeira divulgou previsões atualizadas para a quadra chuvosa no Sertão paraibano, com foco na última quinzena de janeiro e no início do mês de fevereiro.

De acordo com os estudos, as precipitações devem começar a ocorrer a partir do dia 26 de janeiro, ainda com um padrão irregular no interior da Paraíba. Segundo o especialista, as condições oceânicas seguem desfavoráveis, uma vez que o Atlântico Sul, na costa Leste do Nordeste, deve manter temperaturas abaixo da média durante o mês de fevereiro.

Esse cenário influencia diretamente a formação das chuvas, que devem variar entre a média histórica e volumes abaixo do esperado no interior do Nordeste. “A média pluviométrica do mês de fevereiro no posto da EMPAER, em Patos, é de 138 milímetros. A nossa previsão é de chuvas em torno desse valor ou abaixo. Em Pombal, a média é de 145 milímetros, devendo chover nessa faixa ou menos. Já em Sousa, a média é de 154 milímetros, e em Cajazeiras, 168 milímetros, também com expectativa de volumes iguais ou inferiores”, explicou.

Rodrigo Cezar Limeira destacou ainda que as chuvas devem ser provocadas, em sua maioria, pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs). No entanto, as precipitações tendem a ocorrer de forma irregular e mal distribuída, devido às condições oceânicas desfavoráveis que dificultam a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas na região entre os meses de fevereiro e maio.

A previsão é do consultor meteorológico do agronegócio, Rodrigo Cezar Limeira.

 

Diamante Online

 

siga nosso instagram: @plantaohora