Greve dos servidores de Patos

45 dias de resistência

Leia aqui a carta divulgada por Rafaela Morais de Almeida Gomes , do Comando de GREVE do SINFEMP e por Carminha Soares, presidente do SINFEMP:

Aos 20 dias do mês de março de 2018, cansados de tanto descaso, desvalorização profissional e de promessas de melhorias não cumpridas, nós servidores públicos municipais de Patos, aprovamos por unanimidade, Greve Geral por tempo indeterminado, a ser iniciada no dia 05 de abril do corrente ano.

Pleiteamos,, dentre outras reivindicações,, revisão salarial para todas as categorias, condições dignas de trabalho associadas ao uso de equipamentos de proteção individual, pagamento de adicional de insalubridade, implantação das progressões horizontais e verticais, isonomia salarial entre as categorias e a realização de concurso público.

Deflagrada a greve, iniciou-se a batalha de sensibilização do gestor municipal para o atendimento das reivindicações dos servidores.

Diferentemente do que está sendo pregado por opositores do movimento paredista, realizar uma greve é um trabalho árduo imensurável, que requer consciência política, coragem, ousadia e esforço (físico ementai) coletivo.

São 45 dias de muitas lutas, batalhas judiciais, caminhadas sob o sol escaldante da cidade, grandes mobilizações e atividades nas comunidades periféricos do município (que constatam e denunciam “in locu” o descaso por parte da Administração Pública).

São 45 dias de Resistência! Resistindo a calúnias que tentam desvirtuar a essência do movimento paredista. Resistindo a ataques pessoais e coletivos que se tornaram tentativas em vão de enfraquecer a nossa luta. Resistindo à pressão, ameaças, assédios, perseguições e até mesmo ao corte de salários.

Muito se tentou nos derrubar… Mas apesar do desgaste físico e do cansaço mental, permanecemos firmes e fortes por uma luta digna e considerada legal pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Pouco se acreditou que chegaríamos tão longe… Mas provamos o contrário com a maior greve historicamente registrada no município de Patos, através da nossa união que não nos deixou fraquejar.

Encontramos forças uns nos outros, e além do desejo de conquista que nos faz seguir sempre em frente, contamos com o importantíssimo apoio da população patoense, que faz da solidariedade à nossa causa, um grito de clamor por melhorias da qualidade dos serviços prestados à ela.

São 45 dias de conquistas! Conquistamos o respeito mútuo entre as categorias de servidores. Reconquistamos a dignidade que a muito vinha se perdendo pela falta de ousadia para lutar pelos nossos direitos e acima de tudo, conquistamos o respaldo de todos os usuários dos serviços públicos municipais, que compreendem que, apesar dos transtornos causados pela interrupção das atividades, a luta é justa e se faz necessária para o bem comum de todos.

45 dias se passaram e seguimos firmes, apoiando-nos uns nos outros, lutando por direitos que nos são garantidos por lei, provando que na unidade vencemos as adversidades e mostrando que nada é capaz de abalar um sindicato de luta, que levanta a bandeira em defesa da dignidade dos servidores públicos.

Acreditamos na glória dos que buscam por seus direitos, reafirmamos a nossa luta e conclamamos a todos os companheiros servidores para endossá-la ainda mais, porque 50 CONQUISTA QUEM RESISTE E LUTA!

“A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos.” (Martin Luther King)

 

Rafaela Morais de Almeida Gomes – Comando de GREVE do SINFEMP

Carminha Soares –  presidente do SINFEMP