Patos é alvo de operação contra facção criminosa na Paraíba

A cidade de Patos foi um dos principais alvos da Operação Themis, deflagrada nesta quinta-feira (26) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO). A ação teve como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujos líderes atuavam mesmo de dentro do sistema prisional.

A investigação teve início a partir da apreensão de um celular em uma unidade prisional. A análise do conteúdo revelou uma estrutura criminosa hierarquizada, com funções bem definidas entre os integrantes, o que permitia a continuidade das atividades ilícitas mesmo com o principal líder já preso.

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, tanto em áreas urbanas quanto em estabelecimentos prisionais. A operação também aconteceu em João Pessoa. Ao todo, foram executados sete mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, por ordens da 5ª Vara Regionalizada de Garantias do Tribunal de Justiça da Paraíba.

De acordo com a FICCO, a operação busca romper a comunicação interna da facção, coletar novas provas e atingir diretamente as bases financeiras do grupo criminoso, enfraquecendo sua atuação na região.

A FICCO é composta por forças de segurança atuando de forma integrada: Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba.

A ação reforça o papel de Patos como ponto de atenção no combate ao crime organizado no estado e a importância da atuação conjunta das instituições de segurança.

 

*Com informações do WSCOM

 

siga nosso instagram: @plantaohora