
Na manhã desta segunda-feira (30), uma operação conjunta mobilizou autoridades em Patos, para investigar uma denúncia anônima de maus-tratos a animais. A ação resultou no resgate de cães mantidos em condições precárias e na apreensão de aves silvestres criadas ilegalmente em cativeiro no setor do Jardim Santa Cecília, próximo a UFCG.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, com o apoio do vereador Rafael Policial, da ONG Adota Patos. Também participaram da operação a Polícia Ambiental e uma equipe de profissionais veterinários.
Segundo a secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriele Mendes, foram constatadas várias irregularidades, incluindo falta de higiene, espaço inadequado para os cães e a presença de aves sem a devida autorização legal — algumas delas pertencentes a espécies ameaçadas de extinção. “O local estava abandonado, mas os animais foram encontrados presos em um estado pior do que o relatado na denúncia”, observou a secretaria.
Todos os animais foram resgatados e passaram por avaliação veterinária. Os cães foram encaminhados para acolhimento e cuidados especializados. Já as aves foram entregues à Polícia Ambiental, que assumirá os procedimentos legais para sua destinação adequada.
Por: Wanessa Meira / polemicapatos.com.br
siga nosso instagram: @plantaohora