A edição 2025 da Operação Virtude tem início nesta quarta-feira, 1º de outubro, em todo o país. Na Paraíba, a Polícia Civil já mobilizou uma equipe para investigar atos de violência contra uma pessoa idosa no estado.

Realizada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a Operação Virtude tem como objetivo identificar e reprimir crimes cujas vítimas tenham mais de 60 anos de idade. As ações de prevenção e repressão são executadas pelas forças de segurança nos estados.

De acordo com a delegada Andrea Melo, que coordena a Operação Virtude na Paraíba, uma denúncia registrada nessa segunda-feira, 29 de setembro, já está sendo devidamente apurada e poderá resultar na prisão da pessoa investigada.

“É mais um caso lamentável de agressão e violência a pessoa idosa, infelizmente emblemático para este início de Operação Virtude em todo o país”, disse Andrea.

Além das investigações desses crimes, as equipes envolvidas na operação deverão percorrer instituições que abrigam pessoas idosas em vários municípios paraibanos. Palestras em escolas e campanhas educativas em espaços públicos também serão realizadas.

Operação Virtude

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Virtude, voltada ao combate da violência contra idosos. A operação conta com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

 Além de ligação gratuita, o Disque Direitos Humanos também recebe denúncias de violações de direitos humanos por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo); e na página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante acompanhe o andamento da denúncia diretamente com o Disque 100. 

 

Sigilo total da operação

A PCPB dispõe do site que é ferramenta possibilita o envio de textos, vídeos e imagens que possam contribuir com as investigações, além do Disque-Denúncia 197.

Em qualquer das opções, o usuário não precisa se identificar. O sigilo é absoluto.

 

Por Mônica Melo / clickpb

 

siga nosso instagram: @plantaohora