
Diariamente, centenas e centenas de pessoas usam as faixas de pedestres localizadas no centro de Patos para terem mais segurança ao cruzarem as ruas cada vez mais perigosas ocasionadas pela grande movimentação de veículos.
Em decorrência do desgaste, várias faixas de pedestres estão quase sem visibilidade em alguns pontos da cidade de Patos. Na Rua Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Bossuet Wanderley, a faixa de pedestre quase sumiu. Na Rua Pedro Firmino, ao lado do Guedes Supermercado, apresenta pouca visibilidade, bem como em outros pontos em torno do mercado central.
Neste mês de junho, onde a cidade recebe inúmeros visitantes para os festejos juninos, os cidadãos vêm cobrando a manutenção das faixas de pedestres e da sinalização viária que é de responsabilidade da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 70, determina que o pedestre que atravessa uma rua ou avenida sobre a faixa delimitada, a faixa de pedestre, tem prioridade de passagem. Isso significa que carros, caminhões, ônibus, motos e bicicletas precisam parar e dar preferência ao pedestre.
A exceção é apenas nos locais em que um semáforo controla o tráfego, quando pedestres e veículos têm que respeitar a sinalização do semáforo. Mesmo assim, algumas vezes ocorrem acidentes e atropelamentos em faixas de pedestres. Se faz necessário atenção ao passar na faixa.
A reportagem levou o caso ao conhecimento do agente de trânsito Elucinaldo Laurindo, superintendente da STtrans.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
siga nosso instagram: @plantaohora
