
A senhora Luciene Dias, que reside na comunidade rural Sítio Fechado, no Município de Patos, disse que a ausência de Agente Comunitário de Saúde (ACS) está causando problemas para sua família. A agricultora tem duas crianças com deficiência e se faz necessário acompanhamento para os devidos cuidados e as questões inerentes à saúde e assistência social.
Na comunidade Sítio Trincheiras 2 a situação é semelhante. Os moradores relatam que estão sem o ACS há bastante tempo e cobram providências por parte da Secretaria de Saúde do Município de Patos. Em algumas localidades da zona urbana, a situação é a mesma.
Na manhã desta terça-feira, dia 15 de julho, a reportagem fez contato com Claudemir Bento, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos. Ele relatou que existe a carência de 22 ACS e 8 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Para Claudemir, a Prefeitura Municipal de Patos poderia ter disponibilizado vagas no concurso que será realizado em 2025, porém, o edital não trouxe.
Leônidas Dias, secretário de Saúde do Município de Patos, foi contatado para se posicionar sobre a cobrança dos moradores em relação à carência de ACS. O secretário disse que o Município de Patos tem 261 ACS e os atendimentos por família estão abaixo da média. Desta forma, existe a possibilidade de realizar um mapeamento para expandir o atendimento de alguns ACS para outras localidades.
O secretário ainda destacou que faz mais de 90 dias que pediu um mapeamento por parte do Conselho Municipal de Saúde de Patos e ao Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Patos e Região (SINDACSE), no entanto, ainda não recebeu nenhuma informação para serem tomadas as providências que resolvam os problemas nos locais que existe carência de ACS. “A média de atendimento do ACS é de 350 famílias no máximo, porém poderia chegar a 750…precisamos discutir a possibilidade de ampliar para outras localidades…”, disse o Leônidas.
Enquanto não se chega a uma solução, as comunidades rurais e localidades urbanas ficam sem ACS e também ACE.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
siga nosso instagram: @plantaohora