
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nessa quinta-feira (24/7), que os minerais estratégicos brasileiros, como o lítio e o nióbio, devem ser protegidos, pois são do povo brasileiro. A fala foi feita durante cerimônia de entregas do governo federal em Minas Novas (MG) e acontece após os Estados Unidos declararem interesse nos minérios do Brasil.
“Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, disse Lula.
O governo dos Estados Unidos voltou a demonstrar interesse nos minerais críticos e estratégicos (MCEs) do Brasil, especialmente os chamados “terras raras”, elementos fundamentais para a transição energética e para tecnologias de ponta, como chips, baterias, turbinas e armamentos modernos.
O recado foi transmitido pelo encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Brasília, Gabriel Escobar, na quarta-feira (23/7), durante reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
O presidente do Ibram, Raul Jungmann, afirmou que Escobar repetiu o interesse dos EUA no setor mineral brasileiro, algo que já havia sido mencionado em encontro anterior, há cerca de três meses.
“O que ele falou é que os EUA tinham interesse nos MCEs, o que, aliás, ele já tinha nos falado há três meses”, relatou Jungmann, que foi ministro da Defesa e da Segurança Pública no governo Michel Temer.
Via site Metrópoles
siga nosso instagram: @plantaohora