Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de setembro, a reportagem do Polêmica esteve na Avenida Lagoa dos Patos, localizada por trás do CEPA, em Patos, onde foram instalados dois redutores de velocidade, conhecidos por quebra-molas.

A Avenida Lagoa dos Patos se tornou via alternativa de mobilidade urbana e vem sendo bastante utilizada por condutores de veículos. Após a via asfáltica, o tráfego se intensificou e depois da instalação dos quebra-molas estão acontecendo reclamações devido a altura dos dispositivos.

A reportagem presenciou carros de passeio com dificuldade de passar sobre os quebra-molas e alguns arrastam a parte debaixo dos automóveis. As marcas estão visíveis nas estruturas das lombadas.

Os quebra-molas foram instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB) com residência em Patos. Mesmo fora dos padrões, o gerente do DER/PB, Madiel Conserva, disse serem necessários para que os condutores reduzam a velocidade.

Em pesquisa feita, as lombadas devem obedecer aos padrões da Resolução CONTRAN Nº 973, de 18 de julho de 2022, dividindo-se em Tipo A e Tipo B. A Tipo A tem 8 cm de altura e 1,5 m de largura, enquanto a Tipo B tem 10 cm de altura e 3 m de largura. Nenhum destes padrões está aplicado nos quebra-molas na Avenida Lagoa dos Patos.

 

Jozivan Antero – Polêmica Patos

 

siga nosso instagram: @plantaohora