
O senador Efraim Filho (União Brasil) confirmou nesta quarta-feira (22), que o deputado estadual Taciano Diniz já sinalizou a intenção de deixar o União Brasil para se filiar ao MDB, legenda que articula um novo palanque para as eleições de 2026 com o prefeito João Pessoa, Cícero Lucena como pré-candidato ao Governo da Paraíba.
“Taciano já havia me comunicado sobre isso. Ele tem uma relação absolutamente estreita com Veneziano e acho natural esse movimento, especialmente agora, com a divisão de palanques e o afastamento de Veneziano do projeto governista”, afirmou Efraim, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
A possível migração de Taciano ocorre no momento em que o MDB consolida sua estratégia eleitoral para 2026. O partido oficializou nesta semana o retorno de Cícero Lucena, que disputará o Governo do Estado com apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo, atual presidente da sigla na Paraíba.
Taciano, que possui base política no município de Itaporanga e cidades da região, no Sertão paraibano, é visto como peça-chave para o MDB ampliar sua presença no interior e equilibrar forças com a base do governador João Azevêdo (PSB). A movimentação também evidencia um realinhamento político entre parlamentares que buscam maior espaço em 2026.
Apesar das tratativas, qualquer mudança partidária só poderá ser formalizada durante a janela de filiações, entre março e abril de 2026, período legal para troca de partido por parlamentares com mandato eletivo.
Nos bastidores, o afastamento de Taciano do União Brasil é visto como mais um reflexo da fragmentação interna da federação União–Progressista na Paraíba, que ainda não definiu sua direção local para o próximo pleito estadual.
Por Lucas Duarte / Fonte83
siga nosso instagram: @plantaohora