O ministro Luiz Fux enviou um ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, pedindo autorização para deixar a Primeira Turma do Supremo, nesta terça-feira (21). Em solicitação, Fux informa desejo de ser transferido para a Segunda Turma da Corte.

Atualmente, Fux integra o colegiado responsável pelo julgamento das ações penais da trama golpista. O ministro foi o único a votar para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (21), votou para absolver todos os réus do núcleo 4 da trama golpista.

“Manifesto meu interesse em compor a 2ª Turma deste Supremo Tribunal Federal, considerando a vaga aberta pela aposentadoria do Ministro Luís Roberto Barroso”, afirmou Fux em ofício enviado a Fachin.

A Segunda Turma composta pelos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Dias Toffoli e André Mendonça, tem uma vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

Se a transferência for autorizada por Fachin, Fux irá participar das sessões ao lado de Gilmar Mendes, com quem protagonizou discussão na última semana.

Já a Primeira Turma ficará somente com quatro integrantes. A quinta vaga seria ocupada somente após a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

*Com informações Agência Brasil

 

siga nosso instagram: @plantaohora