
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta sexta-feira (24) que está em diálogo com o presidente estadual do PSD na Paraíba, ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e o ex-senador Cássio Cunha Lima para integrar o grupo político que apoia a pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) ao Governo da Paraíba em 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
Segundo Veneziano, as conversas têm avançado de forma positiva e não há obstáculos para uma possível aliança entre os grupos de Campina Grande e João Pessoa. “Se conseguirmos convencer Pedro e Cássio a participarem conosco, será uma honra. Não há dificuldade alguma. A presença de Pedro entre nós é fundamental, é respeito para com quem tem substância política e eleitoral”, afirmou o senador.
O parlamentar destacou ainda que o nome de Pedro Cunha Lima é considerado para compor a chapa, inclusive como possível candidato ao Senado: “Pedro pode ser um grande parceiro, um nome importante na nossa composição. Não reconhecer isso seria ignorar o peso político que ele tem”, disse Veneziano.
Cícero volta ao MDB e projeta disputa estadual
A movimentação ocorre poucos dias após Cícero Lucena, confirmar filiação ao MDB, partido pelo qual já foi eleito vice-governador e pela primeira vez prefeito da Capital na década de 90. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro, com a presença do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi.
Em nota recente, Cícero justificou sua saída do PP alegando “falta de espaço e de escuta política” dentro da sigla. Reeleito prefeito da capital e em primeiro lugar nas pesquisas e institutos da imprensa, ele se coloca como um dos nomes mais competitivos para a sucessão estadual.
Cenário político em ebulição
A pré-candidatura de Cícero se desenha em um contexto de forte reacomodação política. O atual governador João Azevêdo (PSB) deve renunciar ao cargo em abril de 2026 para disputar o Senado Federal, abrindo caminho para o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assumir o comando do Estado e se lançar à reeleição com apoio da base governista.
A eventual candidatura de Cícero, agora pelo MDB e sob a liderança de Veneziano, representa o principal movimento de oposição estruturada ao grupo de João Azevêdo e Lucas Ribeiro.
Com histórico político sólido, Cícero já foi vice-governador, governador, senador e prefeito por quatro mandatos e volta ao MDB tentando costurar uma aliança ampla que una diferentes polos da política paraibana. As conversas com Pedro e Cássio Cunha Lima, se confirmadas, indicam a formação de um bloco de peso na disputa pelo Governo do Estado.
Por Lucas Duarte / Fonte83
siga nosso instagram: @plantaohora