Centenas de manifestantes foram neste domingo (14) ao Busto de Tamandaré, em João Pessoa, para protestar contra a aprovação do projeto de dosimetria na Câmara dos deputados. A proposta visa reduzir penas para condenados por tentativa de golpe de Estado e vai beneficiar, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mas a mobilização teve como um dos principais alvos, também, o paraibano e o presidente da Câmara, Hugo Motta, dos Republicanos.

No evento foram apresentados movimentos sociais, partidos de esquerda (incluindo o PT) e políticos como a deputada Cida Ramos (PT), o deputado Luiz Couto (PT), o senador Veneziano Vital (MDB), a ex-deputada Pollyanna Werton (PSB) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

O movimento e as críticas feitas poderão ter reflexos no cenário eleitoral que será formado para o próximo ano no Estado.

É que o ambiente político de Brasília, de tensão entre Governo e Congresso, aprofunda ainda mais as dificuldades para formação de um palácio, na Paraíba, tendo o PT, Hugo Motta e Lucas Ribeiro (PP).

Hugo como um dos principais caciques da aliança com Lucas, atualmente, reduz as chances desses partidos de esquerda abraçarem esse projeto - que terá ainda como pré-candidato ao Senado o prefeito de Patos (e pai de Hugo) Nabor Wanderley (Rep).

Por outro lado, o senador Veneziano Vital, aliado histórico do presidente Lula, tem aproximado esses partidos para uma possível aliança com o prefeito da Capital, Cícero Lucena (MDB).

O emedebista busca um palanque com espaço para o PT na chapa majoritária e tem defendido o projeto de reeleição de Lula no Estado. Ontem Veneziano se uniu aos manifestantes e não poupou críticas ao projeto pautado por Motta na Câmara.

A definição do PT, porém, ficará para 2026...

 

Por João Paulo Medeiros / portal40graus.com

 

siga nosso instagram: @plantaohora