
Maior bloco de rua do Recife, o Galo da Madrugada estreia na próxima terça-feira (25) no carnaval de São Paulo com mudanças em relação aos desfiles que o tornaram famoso no mundo inteiro. Desde 1994 o grupo consta no Guinness Book, o livro mundial dos recordes, como o maior bloco de carnaval do planeta.
Ao contrário do Recife, na capital paulista o Galo não vai sair às 5h. O desfile marcado para o circuito da Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Obelisco do Ibirapuera, vai sair às 9h da terça-feira de carnaval. O cortejo contará com quatro réplicas do famoso galo gigante, que neste ano vai ter 28 metros e sete toneladas na capital pernambucana.
Em São Paulo, porém, os galos terão tamanho bem mais modesto: o maior deles medirá 4,5 metros de altura e os outros três terão 3,5 metros cada um. As esculturas foram criadas e customizadas por diversos artistas pernambucanos.
“A ideia é que esses galos sirvam como ponto de encontro para os foliões. Infelizmente não foi possível nesse primeiro ano trazer o galo original do Recife, mas é algo que a gente não vai perder de vista pros próximos anos, já que o galo é o grande ícone do bloco”, diz Flávia Doria, sócia-diretora da Oficina de Alegria, empresa produtora de blocos responsável pela vinda do Galo a São Paulo.
Flávia Doria afirma que há dois anos negociava a migração do Galo da Madrugada para o carnaval paulistano. Segundo ela, o ajuste de horário para a o desfile de São Paulo foi necessário porque os foliões paulistanos ainda não estão acostumados a pular carnaval tão cedo na cidade.
“A paulistano tem um hábito de bloco diferente do Recife e mesmo do Rio de Janeiro. É um hábito mais vespertino, que tem mudado um pouco com o crescimento do carnaval de rua, a chegada de mais blocos na cidade e também do calor na parte da tarde. Mesmo a saída do Galo da Madrugada às 9h é um horário diferente para alguns foliões. No futuro a gente pode pensar em ajustes, mas eles dependem também das permissões da prefeitura e das leis da cidade”, justifica.
Apesar de 2020 ser o ano de debute em São Paulo, o Galo da Madrugada já chega com status de megabloco, com cinco marcas como patrocinadoras: Skol, Novelis, Ball, Booking.com e Pitú. O desfile do dia 25 de fevereiro vai contar com aproximadamente 500 pessoas envolvidas, entre artistas, músicos, produtores e logística. É o segundo maior contingente de pessoas envolvidas em um único bloco na cidade. Perde apenas para o Acadêmicos do Baixo Augusta, que emprega cerca de 650 pessoas nos desfiles em que costumam reunir cerca de 1 milhão de foliões.
A festa do Galo da Madrugada em São Paulo terá dois trios elétricos, que serão comandados por Gustavo Travassos, vocalista oficial do bloco em Recife, e o segundo terá André Rio, cantor que participa do Galo há mais de 25 de anos ininterruptos em terras pernambucanas.
Como acontece em Recife, o cortejo também deve trazer a São Paulo passistas de Frevo e Grupos de Maracatu que se apresentam no carnaval pernambucano.
"Vai ser uma grande oportunidade para os artistas pernambucanos levarem o frevo para São Paulo", disse no Recife o presidente do bloco, Rômulo Meneses, durante a coletiva de imprensa que apresentou a programação do bloco na capital pernambucana.
Presenças ilustres
A convidada especial do Galo da Madrugada nessa estreia em São Paulo é Fafá de Belém, que desde 2016 tem mergulhado na folia de rua da cidade, fazendo participações nos blocos de Alceu Valença e Elba Ramalho. Em 2019, Fafá foi uma das estrelas do Galo em Pernambuco, desfilando com uma fantasia chamada por ela de “Maria Bonita carnavalesca”, em referência à força da mulher nordestina.
Além das réplicas do Galo gigante, o cortejo paulistano terá os famosos bonecos gigantes cenográficos que caracterizam os desfiles pernambucanos, os chamados “bonecos de Olinda”.
Criados pelo artista plástico Silvio Botelho e vindos direito do Recife, esses bonecos medem cerca de 3 metros de altura e representam figuras emblemáticas da cultura nordestina, como os cantores Luiz Gonzaga, Alceu Valença e o próprio Galo.
“A ideia de trazer o Galo para São Paulo é para que as pessoas que não conhecem tenham a oportunidade de conhecer. E quem já conhece, mate a saudade do bloco, que desembarca aqui com todas as referências à cultura pernambucana e nordestinas, que fazem parte da história do bloco. A presença do Galo em São Paulo valoriza a ligação da cidade com os nordestinos e é mais um pedacinho do carnaval nordestino que vem abrilhantar ainda mais o carnaval paulistano, que têm ganhado força e vitalidade para ser o maior carnaval do país com certeza”, declara a produtora do bloco.
Raio X do Galo da Madrugada
- Data do desfile: 25/02, às 09h
- Funcionários: 500 pessoas
- N° de músicos: 11 pessoas
- N° de trios elétricos: 2
- Patrocinadores: Skol, Novelis, Ball, Booking.com e Pitú
- Shows: Fafá de Belém
Por Rodrigo Rodrigues, G1 SP — São Paulo