Morre músico Ivanildo Sax de Ouro aos 89 anos

Nascido em Pernambuco, Ivanildo foi registrado no Ceará. Anos mais tarde, mudou-se para o Rio Grande do Norte, onde viveu até sua morte. Atualmente ele morava em Parnamirim, na Grande Natal.

Ivanildo estava internado há alguns dias no Hospital São Lucas, em Natal, e morreu na manhã do sábado (11). A informação foi divulgada pelo amigo e também músico Chico Beethoven. No entanto, o motivo da morte não foi informado.

Chico Beethoven foi um de vários saxofonistas influenciados por Ivanildo. A relação dos dois começou quando Chico ainda era uma criança, com oito anos de idade. Na ocasião, ele foi presenteado com uma camisa e um disco autografados, guardados até hoje. "Ele influenciou uma geração do saxofone. Quem tem hoje 30 anos ou mais, ele influenciou todo mundo. Deixa um legado grande", disse o amigo do Sax de Ouro.
Devido a seu grande sucesso, o saxofone foi praticamente incorporado ao nome de Ivanildo. Durante sua carreira, o músico vendeu mais de dois milhões de cópias de seus álbuns, o que lhe rendeu um álbum de platina e quatro de ouro.

O codinome “Sax de Ouro” surgiu na década de 1960, quando Ivanildo tocava pelos clubes de Fortaleza. A alcunha foi-lhe dada pelo jornalista Bayard, do extinto jornal Correio do Ceará, em uma de suas colunas no periódico. O nome pegou e, desde 1979, Ivanildo passou a assinar seu trabalho como Sax de Ouro.

Com mais de 70 anos de carreira e já doente, Ivanildo nunca deixou de compor. "Quando já estava doente, ele disse que tinha uma música para mim, mas que ia esperar ficar bom e me ligava. Mas nunca mais ele me ligou", lembra Beethoven.
Sem perder a veia musical, Ivanildo aproveitou o sucesso do piseiro para, em 2021, lançar uma música no ritmo para sua neta.

 

Por