Vasco celebra 125 anos com recado de união: “A gente vai vencer a guerra”

Nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2023, o Vasco comemora 125 anos. O dia começou com Alvorada em São Januário e pronunciamento do presidente Jorge Salgado e do CEO Lúcio Barbosa. As comemorações se encerraram durante a noite, com uma sessão solene na Sede Náutica.

Emanuelle Ribeiro elogia reforços e Ramón Díaz: "Vasco acertou na contratação do treinador"

2023 é também o ano em que o clube comemora 100 anos do seu primeiro título. Em 12 de agosto de 1923, o Vasco foi campeão carioca com o time que ficou eternizado como "Camisas Negras" e marcou a luta do clube contra o preconceito.

A sessão também ficou marcada por discursos contra a interdição do estádio de São Januário à torcida e protestos contra a administração do Maracanã. O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, pediu celeridade na licitação do estádio.

- Espero que os representantes no poder governamental nos ajude para que a licitação ocorra o mais rápido possível. A sociedade carioca não deveria aceitar uma sétima renovação de TPU nos termos em que ocorrem. A depreciação do estádio é visível. Vi vários conteúdos na imprensa e redes sociais que mostram o subinvestimento no local e o uso exploratório - criticou.

Vasco comemora 125 anos — Foto: Reprodução

Vasco comemora 125 anos — Foto: Reprodução

 

Em discurso, o CEO da SAF, Lucio Barbosa, exaltou o passado do clube na luta pela integração, e pediu união dos vascaínos para os passos que ainda serão dados.

- A História nos prova que a gente estava do lado certo e vamos continuar. Com muito orgulho a gente toma frente dessa missão. Mas a gente não consegue sozinho. Só consegue se estiver com os vascaínos unidos. Tenho certeza que a gente tem os vascaínos unidos e aí sim a gente vai ficar mais forte para vencer o que tem de vencer. A gente pode perder algumas batalhas, mas no final, a guerra que é mais importante, a gente vai vencer. Mas só se estivermos todos juntos - afirmou.

O clube entregou uma homenagem aos sócios com 50 anos de título e aos quatro nadadores paralímpicos que medalharam no Mundial, no início de agosto: Camille Rodrigues, Daniel Mendes, Douglas Matera e Lidia Cruz.

O presidente da associação, Jorge Salgado, defendeu a criação da SAF e também pregou uma relação "estreita" com a 777 e a gestão do futebol.

- A gente está pavimentando um caminho para os próximos anos. A gente tem trabalhado bastante para recuperar o nosso clube. Acho que a gente está conseguindo. Realizamos uma parceria muito importante com a 777. Devemos e temos o dever e o compromisso de estreitar a relação e torná-la cada vez mais forte. A gente vai ter um clube associativo cada vez mais forte e um Vasco SAF cada vez mais competitivo e honrando a nossa bandeira - disse o dirigente.

 

Por Tébaro Schmidt — Rio de Janeiro

siga nosso instagram: @plantaohora