
A Secretaria de Educação da Paraíba já definiu uma data para o início do ano letivo de 2021: 17 de fevereiro. O formato das aulas, porém, só será definido após o resultado do inquérito sorológico que foi realizado com 9.843 pessoas em 130 municípios paraibanos.
Os dados coletados durante a realização do inquérito serão analisados pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o resultado final deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro.
É a partir desses resultados que as secretarias de Saúde e Educação do Estado definirão se as aulas continuaram ocorrendo de forma remota, ou se haverá retorno às atividades presenciais.
O resultado também ajudará a definir quais turmas e faixas etárias retornarão primeiro. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a expectativa é de que o retorno presencial ocorra de forma gradual, e não para todas as turmas ao mesmo tempo.
O ano letivo de 2020 só deve ser encerrado no dia 17 de janeiro, então os alunos terão 30 dias de férias antes do retorno. A expectativa é que mesmo no ano letivo de 2021 ainda haja aulas complementares relativas ao conteúdo que não pôde ser dado em 2020, de acordo com as necessidades identificadas em cada escola.