
Duas crianças de 2 anos, cada, foram internadas com queimaduras de fogos de artifício em João Pessoa. É o que aponta o boletim médico do Hospital de Trauma da Capital, divulgado nesta quarta-feira (24).
Uma das crianças é do bairro do Rangel e deu entrada no hospital pouco depois da meia-noite desta quarta-feira. A outra criança é do Bairro das Indústrias e foi internada às 21h de ontem (23).
Nos dois casos, as crianças passaram por procedimentos médicos de emergência e, após período de observação, receberam alta hospitalar.
Orientações
A comunicação do Hospital de Trauma de Campina Grande divulgou vídeo no qual a médica Isis Lacerda orienta sobre os cuidados com fogos de artifício.
Ela lembra que crianças devem soltar fogos fora de casa e sempre com auxílio de adulto, mesmo que adequado à idade delas. Além disso, estar acompanhado de um balde com água ou areia para auxílio em caso de emergência para apagar chamas.
Outro destaque é que a médica orienta a não tentar reacender fogos que falharem, não juntar fogos, não acender fogos dentro de casa.
Deve haver cuidado também com a fogueira também no dia seguinte, no caso da zona rural onde é permitido acendê-las, já que a brasa coberta de pó branco também pode queimar e não somente a chama alta.
Comidas típicas e panelas quentes também podem queimar e é preciso prestar atenção, além dos adultos, principalmente nas crianças nesses casos.
Queimadura
Em caso de queimadura, a médica orienta não passar nenhum produto e apenas lavar com água corrente e depois enrolar com um pano limpo ou curativo adequado.
Por Lucas Isídio / clickpb