
O deputado federal Hugo Motta vai enfrentar um deputado extremista de direita na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O deputado federal Marcel van Hattem (Novo–RS) anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara. A eleição será realizada no próximo sábado (1º), e o parlamentar busca representar uma alternativa de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os deputados Hugo Motta (Republicanos–PB), favorito na disputa, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) também disputam o cargo.
“Não estamos confortáveis com o fato de termos apenas duas candidaturas lançadas, uma do Centrão e outra do PSOL. A oposição precisa ter uma opção, pois entendo que não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos”, disse Van Hattem em nota divulgada nesta segunda-feira (27).
“Não há clareza sobre quais propostas da oposição serão de fato implementas por Hugo Motta se, de fato, for eleito. E quando alguém tem apoio do PT eu tenho automaticamente o pé atrás”, acrescentou.
Os deputados irão escolher o novo presidente que irá comandar a Câmara pelos próximos biênio (2025-2027). Hugo Motta é colocado como o principal candidato para assumir a presidência da Casa após ter conquistado o apoio da maioria dos partidos, desde o PT até o PL.
O paraibano Hugo Motta é o candidato oficial do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que articulou para lançar um nome com apoio dos partidos antagônicos PT e PL. Até o momento, Hugo conta com um apoio expressivo de seus pares congressistas. Com o anúncio de apoio do Avante, Hugo Motta alcançou o apoio de 18 partidos que somam 495 deputados. Para se eleger, o candidato precisa de 257 votos.
Por Fonte83
siga nosso instagram: @plantaohora