As provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias são aplicadas neste domingo (16), durante o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.

Cerca de 142.050 candidatos estão inscritos na Paraíba e deverão fazer o exame, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para cada área do conhecimento, o Enem traz 45 questões com cinco alternativas, de A – E, de múltipla escolha, totalizando 90 perguntas.

 

O que levar para o exame?

Em entrevista à reportagem, a professora Josy Kelly, Graduada em Português e Libras e Mestre em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concedeu orientações e o que levar para o exame.

Josy Kelly explicou que é importante que o candidato verifique seu local de prova, pensando principalmente no trânsito e deslocamento até onde o exame será aplicado.

“A primeira coisa que o candidato tem que fazer é olhar o local de prova. Onde é que ele vai fazer prova? É perto ou é longe de onde mora? Para pensar na questão do trânsito, a logística para o dia”, explicou Josy.

A professora destacou que os candidatos já deixem os itens que irão levar separados previamente. Dentre eles, estão documento com foto, água e principalmente um lanche leve.

Outro item indispensável apontado por Josy é a caneta que será utilizada no Exame. Ela aconselha os candidatos para que levem mais de uma unidade, pois estão sujeitas a falhas e imprevistos. As canetas precisam ser esferográficas e de material transparente, exclusivamente de cor preta.

“Aconselho separar documento com foto, um lanche leve, pode ser bombom também, bala, chocolate e água. Não leva só uma caneta, leva várias canetas. Isso é muito importante. Não pode ser caneta em gel, tem que ser caneta esferográfica de material transparente, na cor preta”, destacou a professora ao ClickPB.

 

Domingo de Enem: roupas adequadas e sair cedo de casa

Josy Kelly aconselhou também para que, no domingo de prova, os candidatos revisem tudo que irão levar e saiam cedo de casa, para evitar atrasos. De acordo com a professora que ministra um curso de redação, utilizar roupas confortáveis são ideais para realizar o exame, visto que o item também interfere no desempenho do Enem.

A professora destacou que é importante pensar nas condições da sala onde a prova será aplicada. Como exemplo, ela utilizou a presença de ar-condicionado, que pode deixar o ambiente frio e, dependendo da roupa utilizada, atrapalhar na realização do exame.

“No dia, aconselho que o candidato saia cedo, veja se organizou tudo isso: caneta, lanche, água, uma roupa confortável. Ele precisa pensar: ‘será que na minha sala vai ter ar-condicionado?’ Então, leva um casaco. ‘Será que na minha sala vai estar quente?’ Leva o casaco, se não usar, coloca embaixo da cadeira, que não tem problema nenhum. Mas a roupa também interfere no dia, no momento de fazer a prova. Então, são alguns pontos que o candidato deve prestar atenção”, aconselhou Josy.

 

Horários das provas

 

As provas deste domingo serão aplicadas às 13h30. Os portões dos locais de realização do exame abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, conforme horário de Brasília.

O segundo dia do Enem 2025 possui previsão de encerrar às 18h30, cerca de 30 minutos antes do primeiro dia, que foi finalizado às 19h. O tempo de duração estendido se deu devido à redação.

Para os candidatos que desejam sair sem levar o Caderno de Questões, às 15h30 já poderão ser liberados. Já para os estudantes que queiram levar as provas para casa, é necessário aguardar até às 18h.

 

Cartão de Confirmação e local de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame segue disponível e pode ser consultado na Página do Participante. Ele traz informações como número de inscrição, data, hora e local da prova.

 

Por Cauã Tibúrcio / clickpb

 

siga nosso instagram: @plantaohora