
Você sabia que é nesta terça-feira (6/6) o dia certo para desmontar a árvore de Natal? Talvez poucas pessoas saibam, mas a data está ligada à história dos Três Reis Magos — não à toa, a celebração é conhecida como Dia de Reis.
“Muitas pessoas respeitam o hábito porque aprenderam com os avós, mas o Dia de Reis remete aos primeiros dias de Jesus na Terra e à jornada cheia de desafios feita pelos Reis Magos até o seu encontro”, explica a especialista holística Klarah. A chegada deles teria ocorrido 12 dias após o nascimento de Jesus, exatamente em 6 de janeiro.
Para aumentar a durabilidade da decoração natalina e economizar no próximo ano, é essencial saber como armazenar a árvore Natal. Ao Metrópoles, a arquiteta Rose Chaves ressalta que organização e planejamento são fundamentais para preservar os itens e evitar gastos desnecessários no futuro.
Confira, abaixo, 3 dicas essenciais para desmontar a árvore de Natal e guardá-la de forma de forma adequada:
Desmonte cuidadosamente cada peça
Segundo Rose Chaves, é imporante desmontar a decoração respeitando formatos, materiais e níveis de fragilidade. Vale separar as peças por categorias (bolas, luzes, laços e partes estruturais), o que pode facilitar tanto a proteção quanto o reaproveitamento dos itens nos anos seguintes.
Uma dica é usar caixas organizadoras resistentes para proteger os objetos contra poeira, umidade e possíveis impactos.
Mantenha toda a decoração em um único local
A arquiteta recomenda manter toda a decoração natalina concentrada em um único local, com caixas bem identificadas. “Essa prática evita perdas, reduz o tempo de montagem no ano seguinte e mantém a casa organizada durante todo o ano”, afirma.
Organizadores empilháveis e bem vedados contribuem para um ambiente funcional sem comprometer a estética.
Planeje onde e como guardar
Para Rose Chaves, planejar onde e como guardar a decoração de Natal pode influenciar na relação com a data. “Tudo fica acessível, protegido e pronto para ser reutilizado. Essa organização gera economia financeira e reforça uma postura sustentável.”
De acordo com a arquiteta, guardar a decoração com critério é um gesto de cuidado com o lar, com as memórias e com o futuro, unindo funcionalidade, consciência ambiental e planejamento.
Camila Santos, Gabriela Francisco / metropoles.com
siga nosso instagram: @plantaohora