
O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), defende o pagamento imediato de um terço de férias, pois os servidores tiraram as férias referentes a 2020 e a Prefeitura ainda não pagou.
Os servidores da Secretaria de Educação, no caso as auxiliares de Serviços e Merendeiras, gozaram férias igual aos professores, mas enquanto souberam pagar aos professores, esqueceram de pagar aí pessoal de apoio.
Outros servidores lotados nas demais secretarias estão passando pelas mesmas dificuldades.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, tem servidores que irão completar três férias e ainda não receberam um terço da primeira, infringindo o que determina a lei, pois não pode acumular sequer dois anos.
Carminha alertou ainda que as despesas da Secretaria de Educação reduziram, pois não tem praticamente gastos com combustível, merenda escolar, energia, água, manutenção da frota, pois as aulas estão acontecendo de forma remota.
O vice-presidente do SINFEMP e vereador Zé Gonçalves, disse que não justifica a Secretaria de Educação pagar aos professores e deixar de pagar aos demais servidores de apoio, pois enquanto os professores recebem pelos 60% do FUNDEB, os demais servidores de apoio recebem pelos 40% e o Município recebe 100%. “Nada justifica não pagar aos servidores de apoio, auxiliares de serviços, merendeiras, vigias e técnicos administrativos, pois o recurso vem integral no mesmo repasse”, afirmou o sindicalista.
O SINFEMP irá realizar uma reunião remota com as categorias e fazer a luta para que seja efetuado o pagamento.
A entidade orienta a todos os servidores solicitarem suas férias dentro do período correto, ou seja, ao concluir um ano, solicitar de imediato, não chegando a duas férias.
Assessoria – SINFEMP