
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não realizarão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. A informação foi confirmada por meio de uma nota do Governo Federal e divulgada no início de janeiro.
O fechamento temporário das agências é justificado em razão de “melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conforme oficiado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social”, diz nota obtida pelo ClickPB.
De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos de benefícios, como aposentadorias e pensões, não será afetado.
Já os serviços digitais prestados por meio do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31. “A medida é necessária para a modernização dos sistemas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços”, diz o governo federal.
O INSS também esclareceu que para reduzir os impactos aos cidadãos, um mutirão de atendimentos serão realizados no próximo final de semana 24 e 25 de janeiro, “com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial. Caso o beneficiário prefira receber atendimento em dia útil, o INSS garantirá o reencaixe”, garante a instituição.
Atendimento
Durante o período de suspensão, várias funcionalidades essenciais ficarão indisponíveis. Entre elas, consultas de benefícios, emissão de extratos e agendamentos. Beneficiários são encorajados a verificar suas pendências no Meu INSS antes da paralisação.
Confira a nota na íntegra:
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que as agências da Previdência Social não realizarão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conforme oficiado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Os serviços digitais prestados por meio do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.
A medida é necessária para a modernização dos sistemas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.
Para reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS realizará atendimentos extras nos finais de semana dos dias 17 e 18 e 24 e 25 de janeiro, com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial. Caso o beneficiário prefira receber atendimento em dia útil, o INSS garantirá o reencaixe.
O INSS agradece a compreensão da população e reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados.
Por Emmanuela Leite / clickpb
siga nosso instagram: @plantaohora