Os voluntários do Movimento Adota Patos estiveram realizando mais um mutirão de limpeza na manhã deste domingo, dia 18, no Canil Municipal de Patos. Atualmente, o local abriga mais de 200 cães e dezenas de gatos. Muitos destes animais estão nas mais diversas situações com problemas de saúde e com sanidade mental debilitada.

Falando em nome dos voluntários, Benigna Dantas disse que a situação do Canil Municipal é bastante preocupante por inúmeras questões, dentre estas, insuficiência de funcionários, superlotação, ausência de médicos veterinários, mortandade por doenças, alimentação precária e até inadequada, além do canil dispor de apenas duas pessoas que tem que trabalhar sem nenhum descanso semanal para dar conta da demanda de atribuições no local.

Benigna relatou que o poder público tem que dar mais atenção ao Canil Municipal. “...foi trocada a ração e essa ração que está chegando lá está dando diarreia. É de fazer pena, é de cortar coração. Pedir ao prefeito Dinaldinho que mande os veterinários ir lá, porque elas não pisam lá! Esses inocentes estão morrendo à mingua. Hoje mesmo, domingo, foram enterrados dois filhotes e um cachorro. Eles estão morrendo sem assistência nenhuma. Não é justo! Não é justo o que está acontecendo. Eu sei que o poder público tem condições de ajudar mais e a população também, pois os animais não tem culpa do que tá acontecendo”, desabafou Benigna.

O Movimento Adota Patos apresenta a urgência da necessidade realizar castrações em nos animais para evitar a proliferação sem controle na cidade de Patos. No ano de 2017, o Adota Patos realizou mais de 300 castrações em cães e gatos em situação de abandono. Os recursos foram angariados através de campanhas diversas do próprio movimento.

Concedendo entrevista na Rádio Espinharas, ao Programa Espinharas Notícias, o secretário de Agricultura do Município de Patos, João Paulo, falou sobre a parte da Prefeitura Municipal de Patos está sendo feita e que vai verificar os demais problemas existentes. Quanto a ração, o secretário falou que a gestão não tem deixado faltar.

 

Jozivan Antero – Patosonline.com